dois coelhos

Esta é a nossa história, dois rapazes destinados um para o outro, que se conheceram quando um tinha 20 anos e o outro 26.
Desde esse dia que a nossa vida mudou para sempre! E vocês são as nossas únicas testemunhas!

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Cinco dias, vinte cinco livros III

Hoje com uma pequena batota, saem mais cinco letras do alfabeto...



À parte da história específica da minha área profissional, a minha formação em História ficou-se pelo ensino básico. Para colmatar isso, até porque é uma área que gosto bastante, houve certos livros em momentos-chave que me despertaram o interesse por certos períodos. Este Kaputt relata o avançar da segunda guerra mundial pelos olhos de um correspondente italiano no campo de batalha entre tropas alemãs e russas. Talvez o tenha lido demasiado cedo, ainda sem perceber bem o que era o fascismo e o nazismo, mas a imagem de cavalos que morrem congelados enquanto atravessam um lago, apenas com as cabeças de fora e olhos vítreos, permanece. Brrr...


Para alíviar o ambiente do livro anterior, um livro... erótico. Ok, Lisistrata não é bem um livro erótico, mas antes uma metáfora (já havia metáforas há 2400 anos) de como uma greve de sexo das mulheres de Atenas permitiu o fim da guerra entre Atenas e Esparta. Teria uns 10 anos quando li este livro, e não imaginam o chocado que fiquei. Pensei que o livro era pecado (oh God...) e escondi-o atrás da estante, lol.


Para a letra M vou ter de apresentar dois livros, porque não me consegui decidir entre eles. 1984 é um livro de George Orwell, que descreve uma sociedade onde todos somos observados e controlados. Uma espécie de BigBrother à escala real, ou melhor ainda, The Truman Show. De Orwell gostei ainda mais de O Triunfo dos Porcos, mas já tenho outros pretendentes para a letra T.


Menos que Zero foi um dos livros da minha adolescência. Drogas, prostitutas, sexo... não foi a minha vida, mas é do que fala este livro de Bret Easton Ellis, um dos meus autores preferidos, que escreveu também O Psicopata Americano.


Para a letra N, um dos livros mais recentes que li. Do querido professor Antonio Tabucchi, o Nocturno Indiano é um livro de fácil leitura sobre busca de alguém que se perdeu na Índia. A narrativa é viciante, e rapidamente nos sentimos na pele do personagem principal, no Grand Hotel Bombaim ou em alguma estação de comboios perdida no país.


Quando o Prozac saiu para a mercado, parecia que tinha sido encontrado o Santo Graal das doenças psiquiátricas. O seu consumo foi tal que eram encontrados metabolitos de fluoxetina, o genérico do Prozac, nos esgotos das grandes cidades americanas. Nação Prozac relata a história de uma menina medicada com este medicamento, e ainda hoje é do que me lembro quando penso em anti-depressivos.


Finalmente, o livro que me pôs a Observar o Céu (e ainda põe). Estou longe de ser um astrónomo amador, mas foi com este livro que descobri Mintaka, Alnilan e Alnitaka, três estrelas da constelação de Orion, que correspondem exatamente a três sinais que tenho na cara. E esta, hein?

33 comentários:

  1. só li o 1984, do AT li dois, mas não esse, mas é um autor que está na lista para ler tudo, ou quase tudo :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deves ter lido Afirma Pereira, que é um dos seus mais conhecidos. Escolhi este O Nocturno Indiano porque está autografado.

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Não está nesta série, mas também do George Orwell recomendo-te muito O Triunfo dos Porcos (até porque és comuna, e acho que é o livro que todos os comunas deviam ler).

      Eliminar
    2. O livro que todo o comuna e todo o português deve ler é o Até amanhã camaradas. Para perceber para onde corremos o risco de ir, se continuamos neste rumo...

      Eliminar
    3. Mas registo a sugestão, claro:-)

      Eliminar
    4. Nunca li o Até Amanhã Camaradas, vou registar a tua sugestão também. ;)

      Eliminar
    5. Olha que comprado na festa do Avante, além de ser mais barato, tem um "simbolismo" diferente :D

      Eliminar
    6. Nunca fui a essa festa, mas tenho alguma curiosidade. Qualquer dia perco a virgindade.

      Eliminar
    7. O teu Coelho nunca te levou lá?
      É uma festa mesmo muito boa, a nível cultural. Foi até à data o único sítio onde vi uma orquestra de música clássica ao ar livre. É diferente, e muito bom.

      Eliminar
    8. Eu já foi. Mas há muito tempo que não ponho lá os pés :s

      Eliminar
    9. Tu já foste, Namorado???
      Estou a ver que como sugeriu a Margarida, temos de fazer um encontro de Bloggers no Avante! LOL

      Eliminar
    10. O meu coelho já lá foi algumas vezes, com os seus camaradas, lol. Eu ainda não me meti nisso, mas ando a ficar mais tolerante, ouvi dizer que tem lá umas barraquinhas internacionais e muita ganza, lollolol

      Eliminar
    11. Vamos todos de boina, Horatius e Namorado?

      Eliminar
    12. No Avante a minha boina é esta:
      http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/c/c8/Basker.jpg

      Eliminar
    13. Claro que já fui, quando era pequenito lolol

      Eliminar
    14. Horatius, eu como só tenho uma, não dá muito para variar. Posso é levar um gorro, tenho vários. Não tenho é sweat com cavas e gorro, nem conheço ninguém que tenha...

      Namorado, parece que afinal tens aí uma costela de camarada também.

      Eliminar
    15. sweat com cavas e gorro? :p
      é um bocado rotulado, não, tovarish?

      Eliminar
    16. Cavas não, p.f.!
      Qq boina, normal e comprada na feira, será boa :D

      Eliminar
    17. Ui, tovarish! Este blog está a tornar-se a Quinta da Atalaia, lol

      Eliminar
    18. Atalaia - Amora - Seixal. Pelo menos é o que aparece no cartaz LOL

      Eliminar
    19. sim, é bem dali do outro lado. dá para ir a pé... a bandeira está sempre lá, a esvoaçar...

      Eliminar
  3. Li o 1984 do GO, muito, muito novinho. :) Aliás, eu comecei cedo com clássicos. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu teria uns 16 anos quando o li, tinha lido O Triunfo dos Porcos aos 14 e depois ainda li A Máquina do Tempo, que já não gostei tanto.

      Eliminar
  4. Uma interessante escolha, fiquei curioso! ^^

    ResponderEliminar
  5. Sinais na cara. Astrologia. História. Livros eróticos aos 10 anos. Hum. Hum. Pois. Hum. Lá está. Hum. Hum.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lol Namorado, é astroNOMIA, não astrologia. Eu sou muito céptico em relação a esse tipo de ciências. Quando o tirei agora da estante para a fotografia, o que me ri a recordar o meu choque aos 10 anos de idade...

      Eliminar
    2. Tens toda a razão Coelho, desculpa pelo erro LOL Mas já te estava a ver lançar cartas ou assim lolol talvez tenhas algo de Maya lolol

      Eliminar
    3. Em comum com a Maya tinha o gosto por discotecas, mas agora já nem isso, lol.

      Eliminar
  6. Li dois deles e quando era jovem, e gostei de ambos: "1984" e principalmente o "Kaputt".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. És a primeira pessoa que conheço que leu o Kaputt, que nem é um livro muito fácil. O 1984 é viciante, da primeira à última página.

      Eliminar