dois coelhos

Esta é a nossa história, dois rapazes destinados um para o outro, que se conheceram quando um tinha 20 anos e o outro 26.
Desde esse dia que a nossa vida mudou para sempre! E vocês são as nossas únicas testemunhas!

quinta-feira, 7 de junho de 2012

E ESTA, hein?

Para visitar os Estados Unidos é necessário requerer uma autorização online, a ESTA (Electronic System for Travel Authorization), com um custo de 14 dólares (+/- 11€). Não fazia a mínima ideia sobre isso, nem sobre a quantidade de perguntas a que têm de se responder para pedir a dita autorização:

Tem alguma doença contagiosa; alguma deficiência física ou perturbação mental, ou é um dependente de drogas?


Já foi preso ou condenado por um delito ou crime envolvendo depravação moral ou violação relacionada com uma substância controlada; ou foi preso ou condenado por duas ou mais infrações para as quais a sentença conjunta de prisão foi de cinco anos ou mais; ou foi traficante de substância controlada; ou está procurando empenhar-se em actividades criminosas ou imorais?


Já esteve ou está agora envolvido em espionagem ou sabotagem; ou em actividades terroristas: ou genocídio; ou esteve envolvido entre 1933 e 1945, de alguma maneira, em perseguições associadas à Alemanha Nazi ou aos seus aliados?

Caredo! Ainda nem temos os bilhetes de avião e já estou assustado!

16 comentários:

  1. Respostas
    1. A questão nem é o preço, é o inquérito quase judicial que fazem.

      Eliminar
  2. Não será essa a razão de nunca ter ido lá, mas todas essas "mariquices" made in USA, me fazem alguma confusão.
    Isso e a história dos 10% de gorjetas nos restaurantes...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os 10% dos restaurantes já está tão generalizado que até no Algarve os encontras. Mas estes tipos são realmente obececados!

      Eliminar
  3. Bom, são questões muito inquisitórias... :/

    Também denoto ali uma pontinha de xenofobia em relação aos alemães. Diga-se de passagem que a última parte da última pergunta era totalmente evitável... Os alemães de 33-45 não são os alemães de 2012. Associar todo um povo a um grupo de loucos liderado por Hitler é absurdo!

    Em relação às questões quanto ao terrorismo, são totalmente compreensíveis. Os ataques de Setembro de 2001 condicionaram e em muito a entrada de estrangeiros nos E.U.A, levando a medidas acessórias de segurança.

    Quanto às substâncias controladas, já se sabe que os norte-americanos têm aquela paranóia com tudo e mais alguma coisa. Quem se esquecerá da Lei Seca?...
    A moral, presente nas questões, também é tipicamente americana. São muito conservadores.

    A parte da "doença contagiosa; alguma deficiência física ou perturbação mental": não comento (glup). :/ Em contagiosas, se pensarmos só na SIDA, é totalmente ridículo, mas até é normal que pretendam controlar a eventual entrada em solo americano de uma qualquer epidemia.

    Enfim, temos de nos sujeitar se queremos entrar, mas eu também ficaria... apreensivo. :)


    ^^

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fiquei também apreensivo porque nunca tinha ouvido falar disto. Entretanto falei com uns amigos e parece que de há uns anos para cá é mesmo assim. Inicialmente era gratuito, agora custa 14USD.

      Eliminar
  4. Mas deixaram de exigir visto de entrada e, vistas bem as coisas, é muito mais difícil viajar para Angola, Rússia, China, etc...
    Ah! e não deixem que estas coisas menores vos impeçam de visitar Nova Iorque. É único e inesquecível...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá João, o nosso editor! É verdade que deixaram de exigir visto, para uma série de países este é o único documento que requerem. Inclusivamente pedem a morada onde vamos ficar, mas eu nem tenho ainda o bilhete de avião, quanto mais a morada!
      Para Angola e para a Rússia nunca fui (para a Rússia foi uma estupidez de todo o tamanho não ter aproveitado a oportunidade), mas para a China não me recordo de ter estes problemas.
      E, claro, João, não é isto que nos vai parar. O P quer ir a Nova Iorque e eu não sou capaz de lhe dizer que preferia ir à Patagónia...

      Eliminar
  5. Mesmo que houvesse, algum terrorista no seu perfeito juízo, responderia 'SIM'?!
    E um portador de deficiência tem que se declarar? Para quê? Para 'assitência personalizada' durante a chegada? Ou monitorização à distância da sua cadeira de rodas bombista?
    'está procurando empenhar-se em actividades criminosas ou imorais?' - Claro que sim! Por isso vim aos States! Aprender com os senhores.
    God bless stupidity. Ou como dizia ou outro... God bless Amercia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa do 'está procurando empenhar-se em actividades criminosas ou imorais?' estive para a destacar. É verdadeiramente ridícula.

      Eliminar
  6. Quando eu fui aos States em 2009, também tive de preencher um visto especial, mas não me recordo de ter pago nada na altura. Também tinha perguntas. É mesmo assim. Eu fui para San Diego, na Califórnia, em trabalho por uma semanita! ^^

    Vocês vão adorar :3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que em 2009 ainda não se pagava. Mas depois lá arranjaram maneira de sacar mais uns cobres aos visitantes. Segundo percebi, o visto é válido por 2 anos, por isso avancei logo com os pedidos mesmo sem termos ainda os bilhetes de avião.
      Então e que tal é San Diego?

      Eliminar
  7. Isso ainda é o menos, o pior é os dados que eles vão ver sem vocês saberem. Quando li o post lembrei-me logo de uma notícia que li uma vez. Fica aqui uma que deve ser parecida: http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1747392

    E atenção que acho que não são só informações bancárias (que já é uma vergonha), acho que me lembro de ler que quando viajamos para os EUA o nosso país tem que fornecer uma lista com cerca de 40 dados pessoais nossos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha dúvida é, será que quando embarcar no avião eles lá na América já sabem qual a minha posição sexual preferida? Ando à procura de câmaras escondidas aqui no quarto...

      Eliminar
  8. O que eu me ri enquanto respondi a isso... fiquei igualmente surpreso, confesso. Dá vontade de dizer: "sim, eu fiz parte das S.S., mas xiu... vai ser o nosso segredinho, ok?", lolololol!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, mas vê lá se avisaste essa parte. Em vez disso andas a contar que o outro é casado. Já agora, e isso fez diferença? ;)

      Eliminar