dois coelhos

Esta é a nossa história, dois rapazes destinados um para o outro, que se conheceram quando um tinha 20 anos e o outro 26.
Desde esse dia que a nossa vida mudou para sempre! E vocês são as nossas únicas testemunhas!

sábado, 21 de janeiro de 2012

Dicas de Viajante 2

É legítimo pensar que o primeiro passo quando decidimos viajar seja escolher o destino. Porém, nem sempre é a melhor abordagem. Em vez de escolherem um destino, escolham uma série deles, organizados por ordem de interesse ou proximidade. Por exemplo, olhar para um mapa da Europa e apontar algumas cidades ou países onde se gostasse de ir. O meu P fez isso precisamente no início do ano passado, e as escolhas dele foram Itália, França, Holanda, Bélgica e Suíça. Não foi difícil planear uma viagem a passar por estes cinco países, uma vez que ficam geograficamente próximos, mas muita coisa fica por ver (então na Itália e França...).

Para a viagem que estou neste momento a preparar, as nossas escolhas eram Barcelona, Berlim, Viena, Praga, Budapeste e Roma. Viena, Praga e Roma acabaram por ficar para trás por causa de preços e ligações aéreas, mas não ficam esquecidas.

Depois de ter uma shortlist dos destinos a visitar, começa a saga das viagens de avião. E, em termos de viagens de avião, a chave é pesquisar, pesquisar e pesquisar. Convém ter alguma flexibilidade em ficar mais um dia num sítio ou menos um dia noutro, porque os preços podem ser significativamente menores. Outro truque é que os voos são habitualmente mais baratos às 4ªs feiras.

Há dezenas de sites para comparação de voos, mas o meu preferido é o momondo e o edreams. Enquanto o primeiro é um agregador tanto de sites de companhias aéreas como de sites comparativos, o segundo é apenas um comparador, que permite a aquisição direta da viagem. No entanto, a busca não se pode ficar apenas por aí.

Companhias como a Ryanair não têm os seus voos listados nesses sites, pelo que nunca aparecerão nos resultados. Por isso, procurem saber as companhias low cost que voam para os vossos possíveis destinos e pesquisem nos respetivos sites. Habitualmente fica mais barato comprar o voo no site da companhia aérea do que através de um intermediário, mas já me aconteceu o contrário (precisamente com o edreams num voo TAP para Amesterdão).

No nosso caso vivemos em Lisboa, e a Ryanair ainda não voa de cá, por isso viajamos pela easyjet. Os preços são acessíveis, e têm bastantes destinos disponíveis (agora mais ainda com a abertura da base). No site da easyjet têm, em quase todas as versões menos na portuguesa (porquê gostava eu de saber), o acesso à funcionalidade Where we fly?, onde podem ver se os vossos destinos de eleição são servidos pela companhia.

12 comentários:

  1. Praga é imperdível, é uma cidade fabulosa. Já não acho o mesmo de Viena, mas são gostos. Nós quando fomos a Praga estivemos lá uns quantos dias e depois apanhámos o comboio para Viena onde ficámos 3 dias (é uma viagem gira, barata e relativamente curta) e voltámos a Praga da mesma maneira.
    Mas lá está, nessa viagem só fizemos esses dois destinos, o que não o vosso caso agora.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Praga terá de ficar 'para uma próxima'. A vantagem de ter vários destinos é mesmo essa, permite prescindir de um ou outro sem ficar com uma sensação de perda total.

      Eliminar
  2. Concordo com o Arrakis.
    Praga é um sonho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E há de ser um sonho quando lá formos. Mas muita gente me tem dito que Budapeste não lhe fica atrás.

      Eliminar
  3. Como site de busca de viagens posso também recomendar o Skyscanner (www.skyscanner.com) que faz a comparação de voos e inclui low costs. Para além disso permite pôr o aeroporto de partida e deixar em branco o de chegada, ou seja, fazendo uma listagem dos destinos e preços a partir desse aeroporto. Para além disso podemos fazer a procura por dia, semana ou mês. Não posso deixar de concordar que quanto mais maleabilidade se tiver, melhores são os preços que se encontram.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mr. Lekker, bemvindo à nossa toca. Fico sempre contente quando um 'outsider' comenta qualquer coisa, sobretudo quando é um comentário construtivo como o teu.
      Já conhecia o skyscanner, mas não sei porquê não fui 'muito à bola' com ele, achei-o confuso. Agora voltei a experimenta-lo e parece-me tão fácil... ;)

      Eliminar
  4. Estou a tomar várias notas, para quando fizer a minha próxima viagem :)

    Obrigado pela partilha ;)

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esperemos que seja para viajar acompanhado. Mas não se viaja mal sozinho, se tiveres esse espirito (eu tenho).

      Eliminar
  5. Confesso que também gosto de ser eu planear os meus passos... tanto até ao destino como depois no próprio destino em si. A minha onda é mesmo a da mochila, muita serenidade e máximo contacto e conhecimento possíveis do local a visitar.

    Agências de viagens: who needs them?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estamos exatamente em sintonia. Mas as agências de viagem são precisas, pelo menos para dar emprego a quem lá trabalha ;-)

      Eliminar
  6. Eu e o Theo também nunca recorremos a agências de viagem. É sempre tudo tratado por nós e saí às 1000 maravilhas :)
    De qualquer modo obrigado pelas dicas embora a minha próxima viagem seja intercontinental XD

    ResponderEliminar
  7. O teu caso é muiro especial, eu adorava ir ao Iguaçu, e ler aqueles teus posts deixou-me cá com uma inveja... Deves ter milhas da tap para dar e vender, lol ;-)

    ResponderEliminar