dois coelhos

Esta é a nossa história, dois rapazes destinados um para o outro, que se conheceram quando um tinha 20 anos e o outro 26.
Desde esse dia que a nossa vida mudou para sempre! E vocês são as nossas únicas testemunhas!

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

De Mérida a Benidorm

Ao contrário de outras viagens de carro, em que maioritariamente viajamos de noite (porque somos uns grandes preguiçosos para acordar cedo), desta vez consegui convencer o meu rabbit a sair de manhã. Queria parar em Elvas para tomar café e visitar novamente a cidade, agora Património da Humanidade, e também parar em Mérida, outra cidade Património da Humanidade e que ficava precisamente no caminho para Benidorm.
Praça da República, em Elvas

De Elvas não há muito a dizer, a cidade é gira mas vê-se num instante. Apesar de não ser Alentejano, tenho algum carinho pelo Alentejo interior, sobretudo por zonas raianas. Depois do café e  bolinhos em Elvas, seguimos para Mérida.

Mérida é uma das mais antigas cidades espanholas. Foi fundada pelos Romanos em 26 AC, com o nome Emerita Augusta, e rapidamente se tornou a capital da Lusitânia. O ex-libris da cidade vem desse tempo. Contruído entre 16 e 15 AC, o Teatro Romano é um dos mais bem conservados no mundo, tal como o Anfiteatro. Na altura em que lá estivémos decorria o Festival de Teatro Clássico, pelo que tudo estava especialmente adornado.

No posto de turismo (que é sempre a primeira paragem) deram-nos mapas com os principais pontos de interesse da cidade. Para além da zona do Teatro e Anfiteatro, fomos ainda ao Museo Nacional de Arte Romano, que alberga uma coleção de mosaicos, estátuas e cerâmica românica extensa e interessante para quem é apreciador (não é bem o meu caso, que apelidei muitos artigos de cacos...).




Ponte Romana de Mérida, sobre o Rio Guadiana

O plano inicial passava por almoçar em Mérida, mas os preços inflacionados pela afluência de turistas fizeram-nos optar pelas sandes que levámos (as sandes são dos melhores money-savers em viagem).

Castillo de Sax, a uns 20km de Alicante (foto daqui)

Cerca de 7 horas e quase 700 km depois de Mérida, chegámos a Benidorm.

Benidorm não se apresenta bonito. Parece uma estância balnear de 2ª ou 3ª categoria, com prédios altos a surgirem de repente junto à primeira linha da praia. Claro que o meu rapaz adorou...

Skyline de Benidorm (daqui)


Depois de meia dúzia de voltas, percebemos que o estacionamento nas zonas delimitadas a branco, mais afastadas do centro, é gratuito, e nas zonas delimitadas a azul, mais centrais, é pago. Por sorte encontrámos logo um lugar no início da 'zona branca', a cerca de 800m do Hotel Fetiche. Apesar do nome, é um hotel normal, duas estrelas, minimalista. Tem uma das melhores pontuações no Booking e no TripAdvisor para hotéis desta categoria em Benidorm, mas o verdadeiro motivo da escolha foi por ser um hotel assumidamente gay-friendly. Por azar o hotel é muito concorrido e só conseguimos quarto para as três primeiras noites (total 224€, com pequeno-almoço). Ainda assim, valeu a pena, o hotel é bastante bom e tinha café nespresso e bebidas grátis. 

24 comentários:

  1. Gostei da crónica,aberta com um toque de boa disposição aliada à descoberta. Em Março passado estive a poucos metros de Benidorme.
    Percorremos um pouco da costa Valenciana. Miramar, Gandia, Xativa e outras localidades.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A boa disposição já está implícita no meu conceito de viagem, Luís. Para me ver bem disposto basta falar de viagens, seja de Bragança ou de Benidorm. :D

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Não te zangues, mas até comentei com o P que a minha avó tinha para lá umas coisas que podia contribuir para aquele museu, lol.

      Eliminar
  3. O hotel "tinha"...? Quer dizer que as férias já acabaram? Ou foi o Nespresso que acabou? ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta viagem foi há um ano, a única que fizémos no ano passado, por causa da compra de casa. Este ano está a ser o annus horribilis do trabalho (como suspeitas), faltam menos de duas semanas para irmos de férias, o planeamento está como uma locomotiva velha, aos solavancos...

      Eliminar
  4. Respostas
    1. Também gostei. Ali na zona falta-me agora Cáceres, mas pode esperar.

      Eliminar
  5. O regresso às "viagens", o que é uma excelente notícia.
    Concordo que Benidorm é uma estância balnear apenas interessante sob um ponto de vista "gay"; de resto é banal.
    Mérida é uma cidade que merce sempre uma visita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É o que eu mais gosto, mas infelizmente o tempo é incrivelmente curto. Já por algumas vezes reduzi a quantidade de posts por falta de tempo, mas desta vez foi de tal forma crítico que me afastei mesmo da blogo nos últimos dois meses. Vamos a ver o tempo que levo a meter tudo em ordem novamente...

      Eliminar
  6. Já estive nos locais do teu post e, por momentos, deu-me vontade de voltar a visitá-los! Era muito novinho quando por lá passei.

    ResponderEliminar
  7. Agora fique com vontade de ir a Mérida

    Ass: Gattaca

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A região da Extremadura espanhola merece sempre uma visita. Dado o nosso posicionamento geográfico, sempre que vamos para o lado espanhol tentamos fazer um percurso diferente.

      Eliminar
  8. Parece-me ser um destino de plástico. LOL
    E lá foram os coelhos ficar numa mega cama de casal :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não era uma mega-cama-de-casal, porque o hotel, gay friendly, era de 2 estrelas. Nada como a cama do México... O destino é de plástico, sim, mas daqueles plásticos baratos, lol

      Eliminar
    2. Já há hotéis de duas estrelas com excelentes condições... se bem que as opções por camas de casal em Hotelaria Sao bastante reduzidas...

      Eliminar
    3. É verdade, há hotéis de duas estrelas óptimos, melhores que alguns de quatro. Não sei muito bem como são atribuídas as classificações.

      Eliminar
    4. Poderia dizer te,, mas seria uma valente seca:-P

      Eliminar
  9. Fiquei com vontade de ir a elvas... Francamente benidorm está bem no fim dos meus locais a visitar! :X

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Benidorm não é, claro, o destino de uma vida, mas desde o secundário que fiquei com curiosidade. Como o P não fez viagem de finalistas, foi uma forma de ele ver in loco, lol

      Eliminar
  10. Adoro Mérida :) (adoro o período romano lol) e estive lá este ano em Setembro :P

    ResponderEliminar