dois coelhos

Esta é a nossa história, dois rapazes destinados um para o outro, que se conheceram quando um tinha 20 anos e o outro 26.
Desde esse dia que a nossa vida mudou para sempre! E vocês são as nossas únicas testemunhas!

segunda-feira, 21 de abril de 2014

Too Much Information XII - as respostas

1. Já entregaste o teu IRS ou ainda nem o começaste?
Como só tenho de entregar o IRS na segunda fase, em Maio, ainda nem abri a pasta com a papelada do ano passado. Mas, para compensar, tenho aqui o IRS do meu rapaz, dos meus sogros e dos avós dele para meter. Que divertido! not!

2. Fazes o teu próprio IRS ou pedes (ou pagas) a alguém para o fazer?
Faço-o eu mesmo, apesar de ser uma coisa que detesto. No início quando comecei a trabalhar paguei o almoço a um amigo para o fazer, mas não fiquei muito confortável em partilhar toda a minha contabilidade com ele. E mais, não tinha facturas do KY, lol.

3. Guardas tudo o que é fatura e recibos de pagamentos?
Até Janeiro deste ano guardava apenas o que podia meter no IRS. Agora com o sorteio dos Audi's, guardo tudo mesmo. Um dia não vou precisar de comprar mais papel higiénico.

4. Qual foi a coisa mais original que meteste nos impostos?
Não gosto muito de inventar no IRS. O mais longe que fui foi declarar livros genéricos como 'despesas de formação profissional'.

5. O que achas da quantidade de impostos que pagas?
Acharia justa se sentisse que havia retorno ao nível do Estado Social. Porém, o que sinto é que pago uma brutalidade de impostos que depois são aplicados em negociatas e em fins pouco democráticos.

6. O que planeias fazer com o reembolso do IRS?
Há vários anos que não recebo reembolso do IRS, bem pelo contrário, costumo pagar uma batelada. Por causa das coisas, já tenho um montante que penso que se aproxima do valor que vou pagar de lado, para em Junho levar a facada.

7. Costumas consignar os 0.5% do IRS? A que entidade?
Desde que faço IRS que consigno os 0.5%. Para mim não tem qualquer custo, e para as instituições beneficiadas é uma parte importante do seu orçamento. Não percebo porque é que há pessoas que ainda não o fazem. Durante anos consignei a parte do imposto à instituição para a qual fazia voluntariado. Porém, desde que conheci o Robert que passei a consignar a uma entidade diferente... a ILGA. E neste ponto, sinto que devo fazer aqui um esclarecimento: vivo numa relação homossexual há alguns anos, e a luta pela igualdade das minorias sexuais é uma luta que também é minha, mas na qual, por cobardia talvez, não tomo parte. Por isso, doar uma parte do imposto à ILGA é a minha forma anónima de ajudar uma instituição que faz um trabalho fantástico e pela qual eu não tenho coragem de dar a cara.

BÓNUS:
Alguma vez pagaste alguma coisa... 'em géneros'?
A mais recente foi os almoços ao engenheiro que me ajudou a elaborar o projecto da nossa casa atual. Tirando isso, em géneros, só pago ao P. Normalmente pergunto-lhe "sabes o que é a taxa de câmbio? É o valor que permite saber quantos beijinhos eu tenho de te dar se me passares a roupa a ferro".






TMI QUESTIONS
Perguntas divertidas, ligeiramente constrangedoras, destinadas a revelar demasiada informação entre ti e o teu parceiro, amigos ou família.

PUBLICA AS TUAS TMI ASWERS
Responde às perguntas no teu blog ou tumblr e põe o link nos comentários para que outros possam ler as tuas respostas, visitar o teu site e conhecerem-te um pouco melhor.

14 comentários:

  1. Belíssima essas sugstão da doação à ILGA. A única coisa que esperamos quando doamos o nosso dinheiro a alguém, por pouco que seja, é que ele seja efetivamente bem gasto, e que não encha os bolsos a ninguém; e sinceramente nem sempre tenho essas certezas.
    abc

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não digo que seja melhor ou pior a ILGA em relação a outras instituições. Simplesmente, é a minha forma (como disse, cobarde) de apoiar uma instituição que luta contra a discriminação sexual, que no fundo é a principal razão pela qual eu ainda estou no armário.

      Eliminar
  2. Mas que dor de cabeça. Não existe solução. Vou entregar e estou já na recta final.
    O que eles fazem e fizeram aos nossos impostos nem é bom perguntar...

    ResponderEliminar
  3. 1. Já entregaste o teu IRS ou ainda nem o começaste?
    a minha mãe já entregou a minha papelada à contabilista dela, espero que já estejam entregues.

    2. Fazes o teu próprio IRS ou pedes (ou pagas) a alguém para o fazer?
    a minha mãe paga à mulher de um primo meu para fazer.

    3. Guardas tudo o que é fatura e recibos de pagamentos?
    dando o num contribuinte já não é preciso guardar a factura pois está ligado com a base de dados deles. mas as que não tiver o meu número guardo.

    4. Qual foi a coisa mais original que meteste nos impostos?
    hmm a minha mãe mete os medicamentos dela no meu irs.. mais do que isto não fiz.

    5. O que achas da quantidade de impostos que pagas?
    é bué! andar a descontar quase 300 euros por mês não é brinquedo.

    6. O que planeias fazer com o reembolso do IRS?
    no ano passado recebi 800€ de irs! quem me dera receber novamente. mas irei guardar o dinheiro na minha conta de poupança se receber algo.

    7. Costumas consignar os 0.5% do IRS? A que entidade?
    eu deveria fazê-lo, sem dúvida. vou ver se faço isso.

    BÓNUS:
    Alguma vez pagaste alguma coisa... 'em géneros'?
    já fiz trocas de favores claro, nada de sexuais ahah mas nada de outro mundo ou que mereça ser apontado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na pergunta três tens uma incorrecção... para o concurso da Fatura da Sorte não precisas de guardar fatura, mas para o IRS tens de guardar as faturas durante cinco anos.

      Eliminar
    2. sim, é verdade.. guardo as grandes facturas.. não guardo as dos restaurantes todos e mais não sei o quê..

      Eliminar
  4. Não me digas que fui eu que te fiz descobrir que o KY dava para por no IRS xD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha, pode parecer estranho, mas eu nunca usei KY. É melhor que os da Durex?

      Eliminar
    2. Eles a mim parecem-me todos iguais. Mas os da Durex têm de ser "consumidos" um mês após a abertura. Pelo menos é isso que vem (ou vinha) na embalagem. Os da KY não têm essa indicação, e tendo o mesmo preço dos da durex (aprox.), a embalagem é 75 cl, ao contrário das da durex, que são de 50 cl.

      Se bem que já usei da durex fora do mês, e acho que nunca me fez mal nenhum, nem a mim nem a ele... LOL

      Eliminar
    3. Mas o KY tem sabores, como o da Durex? Também já usámos montes de vezes o Durex Play de vários sabores mais de um mês depois da abertura, e nunca nos demos mal.
      KY só se vende na farmácia?

      Eliminar
    4. KY é só sem sabor. (Ainda) Nunca utilizei nada com sabor, nem com essa aplicabilidade, com exceção de preservativos...

      Na farmácia sei que se vende. outros sítios não sei, mas penso que deve existir em supermercados tambem...

      Eliminar