Impostos
Benjamin Franklin, um dos 'pais' da Declaração de Independência Americana, disse um dia "Há duas coisas certas na vida: a morte e os impostos." Desde o registo do recém-nascido até às ultimas despesas do funeral, tudo paga impostos.
Para quem não sabe, os meses de Abril e Maio são os meses de explicar às finanças de onde veio o dinheiro que ganhámos no ano anterior. No final, contas apuradas, e lá vem o veredicto: se ganhámos muito temos de pagar um imposto sobre o rendimento, se ganhámos pouco recebemos uma parte dos impostos que andámos a pagar durante o ano anterior (na prática é um pouco mais complicado que isto, mas isto não é um blog de finanças).
![]() |
Já o Namorado falava disto... |
1. Já entregaste o teu IRS ou ainda nem o começaste?
2. Fazes o teu próprio IRS ou pedes (ou pagas) a alguém para o fazer?
3. Guardas tudo o que é fatura e recibos de pagamentos?
4. Qual foi a coisa mais original que meteste nos impostos?
5. O que achas da quantidade de impostos que pagas?
6. O que planeias fazer com o reembolso do IRS?
7. Costumas consignar os 0.5% do IRS? A que entidade?
BÓNUS:
Alguma vez pagaste alguma coisa... 'em géneros'?
TMI QUESTIONS
Perguntas divertidas, ligeiramente constrangedoras, destinadas a revelar demasiada informação entre ti e o teu parceiro, amigos ou família.
Perguntas divertidas, ligeiramente constrangedoras, destinadas a revelar demasiada informação entre ti e o teu parceiro, amigos ou família.
PUBLICA AS TUAS TMI ASWERS
Responde às perguntas no teu blog ou tumblr e põe o link nos comentários para que outros possam ler as tuas respostas, visitar o teu site e conhecerem-te um pouco melhor.
Aqui têm!
ResponderEliminarhttp://ossaboresdovento.blogspot.pt/2014/04/too-much-information-xii-impostos.html
Já lá vou espreitar...
Eliminar1: sim, desde que começou a ser via internet. meti-o, salvo seja, na semana passada. a simulação deu-me uns trocos de miséria (bem, o suficiente para pagar o IMI...)
ResponderEliminar2: eu sozinha, nunca pedi ajuda, pelo contrário, já meti via net o irs de outros...
3: tudinho. tenho dossiers de facturas desde o tempo da maria caxuxa...
4: em 96 fui à sociedade protectora dos animais ali na rua de sao paulo para as vacinas dos gatos (já tinha dois) e em 97 reuni as facturas das consultas e meti-as no irs. como aquilo ainda era em papel a senhora reparou e eu, pois, são os meus filhos, despesas de saúde. não pegou...
5: brutal, brutal, mais os cortes, inadmissível :(
6: IMI, como referi.
7: varia, este ano dei à Amnistia Internacional, era o número que estava aqui à mão, confesso.
bónus: géneros? nope, tive que pagar mesmo uns 14 contos, acho que foi no ano em que tentei meter as despesas dos gatos, eu pouco tinha despesas de saúde, estudava, mas recebia bolsa e o IAJ que pagava 75% da renda da casa.
Ahahah, meter as consultas dos gatos, genial.
EliminarIrei responder agora ;)
ResponderEliminarÉs rápido em tudo, Francisco? ;)
EliminarDetesto esta coisa de ter que entregar essas declarações. Já devia ser tudo automático. Sabem o que recebo, sabem o que gasto...
ResponderEliminarComo disse a margarida, tb vou ver se dá para o IMI.
abc
Também acho que devia ser tudo automático, esta burocracia não tem fim. Enfim, ao menos que dê para receberes qualquer coisa.
Eliminar