Hammamet não é muito grande, faz lembrar de certa forma o Algarve, tirando todos os tunisinos que tentam vender até a alma da avó! Havia bastante policiamento e múltiplos controlos ao longo da estrada.
No hotel havia uma equipa de animadores divertida, e à noite terminávamos sempre em danças de grupo improvisadas entre turistas alemães e holandeses, que culminavam com uma espécie de 'apita o combóio' de levar às lágrimas de tanto rir.
No dia seguinte voltámos ao centro de Hammamet para a nossa primeira verdadeira experiência tunisina! Apanhámos um louage, que basicamente são táxis de 9 lugares que partem quando estão cheios de passageiros para o mesmo destino, no nosso caso para Tunis. Claro que éramos os únicos não-tunisinos no carro, e a viagem de 1hora entre pessoal com aspecto sujo e de odores intensos não foi propriamente do agrado do meu bunny.
A praça de louages de Tunis |
Ficámos algumas horas em Tunis, onde vimos os pontos principais e fizemos algumas compras no souk (mercado na parte velha - medina - das cidades árabes). E como não podia deixar de ser... fomos enrolados! Tinha lido imenso sobre o souk de Tunis, para não dar abébias aos simpáticos locais que se oferecem para visitas guiadas, mas... depois de ter feito o percurso sugerido no LonelyPlanet pelo mercado eis que estou olhar para o mapa a tentar localizar-me e aproxima-se um simpático local a oferecer ajuda. Inicialmente recusei, mas ele insistiu e acabei por lhe explicar, no meu enferrujado francês, para onde queríamos ir. Prontamente ele ofereceu-se para nos levar lá, e pelo meio ainda nos mostraria algo a que poucas pessoas têm acesso. E depois de algumas voltas no meio da multidão entrámos numa loja de tapetes e começámos a subir escadas até ao terraço. Quando dou por mim, estávamos num dos pontos mais altos da cidade velha, mesmo ao lado da Mesquita Al-Zaytuna (ou azeitona, como lhe chamávamos). Muito solícito, explicou-nos vários pormenores da cidade e da sua construção, e da importância das mesquitas no Islão. E ainda nos tirou fotos!
O nosso 'guia local' |
Enquanto descíamos ele foi-nos explicando alguns pormenores sobre a indústria dos perfumes, da qual até já tinha ouvido falar. Em dois passos levou-nos até à loja da sua família e começou a mostrar-nos perfumes. A pouco e pouco já tínhamos tantos perfumes diferentes nos braços que já nem os distinguia. Daí começámos a discutir preços e depois de regatear até à exaustão acabámos por comprar um perfume que o P. adorou. Até foi um episódio divertido. E deixou-nos precisamente no sítio que lhe pedi, o hamman El-Kachachine. Bem, o hamman não era exactamente o que eu esperava, e acabámos por não entrar (ou melhor, entrámos e saímos logo). Preferimos ir a Sidi Bou Said, uma cidade toda de branco e azul a cerca de 30 minutos de Tunis, onde vimos um pôr do sol espetacular!
ah malvados. e eu aqui a precisar de férias
ResponderEliminarBem, já percebi que recomendam o destino!
ResponderEliminarAinda não conheço, mas espero poder um dia ver a conhecer! E não foram à parte da praia?
Sidi Bou Said é muito bonito.
ResponderEliminarDe Tunis não gostei nada...
Primeiro tenho a dizer que quando li o nome da Alitália tive vontade de atirar o portátil para o chão e fugir e esconder-me debaixo da cama!!!! Nunca fui tão mal tratado por uma companhia aérea!!! Se bem que o Theo também não me disse lá muito bem da Iberia!! Pessoalmente nunca experimentei. Já vi que continuam as fotos censuradas ehehheh. De qualquer modo ainda bem que gostaram e que aproveitaram ao máximo. Férias são sempre assim, passam a voar e quando voltamos já precisamos novamente de férias.
ResponderEliminarNão conheço a Tunísia mas fiquei com muita vontade embora o francês não seja a minha área. De resto eu ia achar muito engraçado a viagem de táxi com personagens duvidosas. As viagens têm sempre de ter uma boa dose de aventura, pelo menos para mim. Ainda hoje digo que nadar num rio com crocodilos selvagens foi das coisas mais fantásticas que já fiz.
Quanto aos odores dos senhores em questão aqui em Portugal também há disso ehehehhe. Diz ao Bunny que apesar de na altura não ter gostado no futuro vai-se rir muito quando se lembrar da situação. Um abraço a ambos.
O sol é muito quente lá para aquelas bandas que os coelhos ficaram blacks. :-)
ResponderEliminar(Mike)
Nem me convidaram... eu prometo que não faço de vela, há de haver algum tunisiano giro lol =p
ResponderEliminarA Tunísia não é um país que me entusiasme muito! Talvez por desconhecer praticamente tudo sobre o país. :-) Mas fico á espera do resto das peripécias para perceber se vale a pena!
ResponderEliminarAs fotos estão giras e eu sou louco por fotos de viagens (desde que não sejam ás centenas...). O sítio Sidi Bou Said parece ser muito interessante! Parece um dos sítios que quero mesmo visitar...as ilhas gregas que agora não me recorda o nome (do filme "mamma mia", eh, eh).
Abraço!
Horatius: fomos à praia, mas só nos últimos dias, os primeiros foram mais para explorar e conhecer o país. E... benvindo à nossa toca!
ResponderEliminarPinguim: Sidi Bou Said é de facto muito giro, fez-me lembrar Santorini, que penso que também conheces.
Psi... as fotos censuradas... sempre, lol! Nem imaginas o processo de censura que aqui passa, já houve alturas em que até o tom de pele tive de alterar. :-) As viagens de taxi comunitário são sempre engraçadas, gosto de conhecer os sítios fora do meio exclusivamente turistico. No Brasil, num táxi do mesmo género, perguntaram-me se eu era argentino, hehehe.
Miguel: havia tunisinos giros, mas com uma alta probabilidade de te quererem vender uma mala da louis vuiton (só com um 't')!
Ikki: a minha curiosidade era conhecer um país árabe, não necessariamente a Tunísia. Mas dada a relação qualidade/preço acabou por ser essa a escolha, e não estou arrependido. Gostava de ir a Marrocos também, que é aqui perto e até dá para ir de carro, mas o P não acha muita graça à ideia. Em relação a ilhas gregas, só conheço Santorini, e apesar de bastante turístico eu gostei imenso!