dois coelhos

Esta é a nossa história, dois rapazes destinados um para o outro, que se conheceram quando um tinha 20 anos e o outro 26.
Desde esse dia que a nossa vida mudou para sempre! E vocês são as nossas únicas testemunhas!

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Suplementos ou não suplementos?


No meu ginásio é frequente ver o pessoal a beber bebidas energéticas ou suplementos calóricos ou proteicos ou lá o que são. Habitualmente é no fim do treino, já no balneário, mas até há quem interrompa o treino a meio para se ir abastecer.

Eu sempre fui muito cético em relação a isso, até porque a maioria dos produtos não é submetido a nenhum controlo e preocupa-me os efeitos que a ingestão pode ter, não só no curto-prazo mas a 10 ou 20 anos, para os quais na esmagadora maioria dos casos ou não há estudos ou os que há são patrocinados por empresas que os produzem.

No final de mais uma aula o 'mister', no balneário, enquanto bebia o seu batido, disse-me "Podes treinar muito e até conseguir alguma coisa, mas para teres resultados a sério tens de associar o treino com suplementos". Depois de uns dedos de conversa comigo a argumentar sobre as minhas dúvidas lá me recomendou duas lojas on-line e suplementos de creatina e batidos hiper-proteicos que deveria tomar para complementar o treino e encher mais um bocado.

Depois de andar a procurar pela net, no medscape e na b-on, cada vez estou mais renitente. Gostava de ouvir as vossas opiniões. Alguém toma disto? Os resultados são compensadores? Informaram-se dos potenciais riscos?

9 comentários:

  1. Não sou muito dado a estas coisas, por isso fraco conhecimento!
    Mas uma coisa estou seguríssimo. O nosso corpo é apenas um e devemos estimá-lo se o queremos manter até ao fim dos nossos dias intacto. Por isso, tudo o que seja suplementos e afins, serão de evitar!
    Queres um corpo trabalhado! Apenas tens de dar no duro, ter um estilo de vida saudável e uma alimentação cuidada. O resto vem no seguimento disto.
    Mas esta é apenas a minha opinião, a opinião de alguém com poucos conhecimentos da matéria.
    Um corpo musculado não é tudo na vida! Já um corpo cuidado é outra conversa! :-)

    Abraço,
    Ikki

    ResponderEliminar
  2. Viva

    Sou o Alexandre e posso dar-te a minha opinião...
    Comecei no ginásio, há uns meses atrás, com vista a aumentar quantidade e volume de massa muscular, pois sou magro. Troquei opiniões e li muito sobre o assunto dos suplementos. Tomei Gainer, Proteína de Soro de leite (Whey Protein), Proteína mista de soro de leite e de lenta absorção, Creatina, Suplementos Multivitamínicos, e Suplementos isotónicos (estes últimos durante os treinos).

    O que aconselho é que se tome uma boa proteína de soro de leite (preços variáveis à volta dos 50 euros por 2 quilos e meio de suplemento; a mais barata por 40 euros na Prozis online) imediatamente após o treino (ela ajuda a restabelecer o organismo após o treino evitando que ele consuma músculo para suprimir gastos energéticos exercitados), e um multivitamínico (não são caros) de manhã e à noite.

    Penso que tudo o resto - gainers ('bombas' de hidratos de carbono), creatina, isotónicos, etc - são acessórios dispensáveis. Não por não serem eficazes no que prometem, mas porque o dinheiro investido não justifica os ganhos.
    Sobre a saúde... a proteína de soro de leite é inofensiva, e benéfica para o caso, bem como os multivitamínicos (tomo-los também para equilibriar a minha dieta vegetariana). Sobre gainers e afins...tenho as minhas dúvidas sobre os benefícios para a saúde.

    ResponderEliminar
  3. Caro amigo, recomendo uma alimentação equilibrada em hidratos de carbono e proteina.

    ResponderEliminar
  4. Tens toda a rzão Ikki. Estou no ginásio como forma de cuidar da saúde, e não com o objetivo de ter um corpo musculado. Mas não me importava de ter um 'six pack'. ;-)

    Curioso, Alexandre, essa foi precisamente uma das lojas que o treinador me recomendou. E as minhas dúvidas em relação à saúde são precimanete mais na creatina.

    Myke, procuro fazer uma alimentação cuidada, dentro daquilo que se chama saudável, poucos alimentos calóricos, cuidados com o açúcar. Mas a minha dúvida é se devia tomar alguma coisa para além disso. Tomas alguma coisa?

    ResponderEliminar
  5. Sei que não "estou na onda", mas toda esta história dos ginásios, passa-me completamente ao lado; e ainda por cima com "suplementos"...
    Eu não critico as pessoas que frequentam os ginásios, mas sim quem os usa apenas porque é moda e principalmente aqueles que fazem do ginásio quase a coisa mais importante da vida.
    Claro que não te incluo em qualquer dos casos, mas sabes que tenho alguma razão.

    ResponderEliminar
  6. Penso que esses suplementos são um pouco "fora" xD... Sempre houveram homens cheios de músculos, quer com ou sem suplementos. Lembras-te daquelas substâncias que os atletas tomavam antigamente para ganhar mais massa muscular cujo nome me escapa? Dá cabo da figadeira e causa hepatites. Estragou a vida a muita gente. Eu cá não me metia nessas porcarias... Acho que mais vale andar 5 anos em ginásio e ficar com uma aparência óptima, ser saudável e não correr riscos do que andar 2 anos em ginásio, ficar todo musculado e quando tiver 40 ou 50 anos ter complicações de saúde. Esses suplementos na minha opinião não são nada confiáveis... Pelo menos enquanto não forem submetidos a uma avaliação *completa* e sejam fabricados por marcas decentemente avaliadas qualitativamente. É a minha opinião :). Abraço.

    ResponderEliminar
  7. Francamente só são indispensáveis se realmente quiseres ganhar musculo “sério”. Pessoalmente frequento o ginásio por uma questão de saúde e bem estar e como tal não procuro ficar nenhum culturista nem com supermusculados, apenas definido dentro do normal. Além do mais o grande problema que podem causar é que se um dia parares de tomar e de frequentar o ginásio toda a quantidade muscular que te forneceram irá transformar-se em gordura. De resto já tinha perguntado a mesma coisa ao Theo que é farmacêutico e ele diz-me que regra geral não têm efeitos nocivos. Abraços

    ResponderEliminar
  8. Há 17 meses que a minha presença no ginásio é de 5/6 dias por semana entre 2 a 3h30, salvo raras excepções. Nunca ninguém me aconselhou tomar nada, embora o tenham posto no meu plano CLA e Proteína. Os instrutores aliás admiram-se que eu tenha energia suficiente para isso, mas existe um problema, não aumento a massa muscular pois não tenho o suporte para esse crescimento. Segundo me explicaram a proteína seria um bom suplemento para o crescimento e não teria qualquer implicação a nível de saúde, rende por ser encontrada em poucas quantidades nos alimentos (o que não nos dá uma boa quantidade), agravando-se ainda mais porque me limito a uma ou 2 refeições de carne vermelha por mês. O CLA pelo que sei ajuda a consumir as gorduras mais depressa e também me parece inofensivo... Mas nada melhor que perguntar a um médico!

    ResponderEliminar
  9. @ Pinguim: para mim o ginásio está longe de ser a coisa mais importante da vida, é apenas um passatempo, para ir mantendo a forma.

    @ Cisco: não sei se estarás a falar da nandrolona, que é boa para a massa muscular mas dá cabo dos tintins. e eu prezo muito os meus! Partilho complemante a tua opinião.

    @ Psi: WELCOME BACK!!! O receio de criar habituação e depois se deixar de tomar sofrer o efeito da privação foi um dos que me lembrei primeiro. Sobretudo em relação à creatina, que esteve proibida no Brasil desde 2005 até ao ano passado.

    @ Tiago: quem me dera poder ter uma presença tão assídua no ginásio. ainda não perguntei a médicos, mas encontrei estudos de medicina do desporto em que mostram benefícios da ingestão de creatina em desportistas de alta-competição. Mas nem eu sou desportista de alta-competição nem os estudos têm um horizonte alargado.

    ResponderEliminar