dois coelhos

Esta é a nossa história, dois rapazes destinados um para o outro, que se conheceram quando um tinha 20 anos e o outro 26.
Desde esse dia que a nossa vida mudou para sempre! E vocês são as nossas únicas testemunhas!

sábado, 1 de março de 2014

Cinco dias, vinte cinco livros V

Devo ser o único que ainda não terminou a publicação deste desafio. Não é que não tenha as fotos dos livros, mas o tempo não tem chegado para tudo. Subitamente surgiu mais um desafio profissional, e acho que para além da Hola vou ter de passar a ler também a Paris Match...


Para a letra U deste desafio, a decisão foi fácil, e são nada mais, nada menos que 55 livros, dos quais me faltam ler os últimos 3. Tenho a maioria deles, e para a foto escolhi dois dos mais importantes. Uma Aventura na Escola foi o primeiro livro que li. Estava ainda na 4ª classe (lol, so old school) quando me foi oferecido, e na altura pensei que não era capaz de ler um livro tão grande. Curiosamente, acabou por ser dos livros que menos gostei. Já Uma Aventura Fantástica é o meu incontestável preferido (já agora, seguido de Uma Aventura na Falésia e Uma Aventura em Macau).


As Vinhas da Ira é um clássico da literatura, que contribuiu decisivamente para o Nobel de Steinbeck. Esta é uma edição bastante antiga, do meu pai, que uma criança estúpida (means me) resolveu destruir a capa.


Li vários livros da série Wilt, de Tom Sharpe. O humor negro e acutilante do autor é de rir a bandeiras despregadas, enquanto se lêem as aventuras do frustrado professor Wilt e a sua família disfuncional. É bom de ver que, pelo menos na literatura, há pessoas mais anormais que nós. :)


Não me lembro, nos últimos 15 anos, de alguma vez ter comprado um livro de banda desenhada. Tenho vários (imensos Tintin's, Luky Luke, Mafalda, Asterix, alguns da Disney e este You are too much, Charlie Brown, que me safou a letra Y.


Procurei, procurei, mas não encontrei um único livro sequer começado por X. Por isso, tive de passar à letra Z, de onde escolhi este Novas Aventuras no seu ZX Spectrum. Ok, não começa por Z, mas tem lá o ZX Spectrum, essa máquina mítica que foi a minha primeira consola de jogos e ferramenta de programação. Com este livro aprendi as bases da linguagem de programação Basic, que deu origem à maioria das linguagens de programação modernas. Era tão cromo na altura... (e ainda sou).

17 comentários:

  1. Ejejejejejejje

    Também gostei muito dos livros de uma aventura :D

    ResponderEliminar
  2. Destaco "As Vinhas da Ira", um dos melhores livros que já li...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deste conjunto, As Vinhas da Ira é o melhor, admito, mas gostei mais de ler o Wilt. Por acaso nunca vi o filme, não sei se estará ao nível do livro ou não.

      Eliminar
  3. 'as vinhas da ira' li, a colecção 'uma aventura' li alguns, mas eu sou do tempo de enid blyton. papei-os todos, os cinco, os sete, também escreveu a série uma aventura, as gémeas, mais um urso, ou panda ou algo parecido, era uma banda desenhada gira.
    charlie brown só vi na tv.
    e não és o único. tenho uma leitora nova, a Raquel, que começou agora o desafio no blogue dela :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também li alguns da Enid Blyton, sobretudo da coleção Os Cinco, que devo ter lido uns 8 ou 9. Sendo eu de um meio rural, na altura até me revi mais nestes livros que nos da Uma Aventura.

      Eliminar
  4. Bem, uma aventura estará sempre para mim em qq top. Foi com essa coleção que aprendi a gostar ler...
    Tenho muita curiosidade em relação às vinhas da ira...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, foi precisamente isso que também aconteceu comigo, foi com aquele Uma Aventura na Escola que aprendi a gostar de ler, e a não ter medo de livros grandes (na altura, um livro da Uma Aventura era considerado um livro enorme).
      As Vinhas da Ira vale a pena. É um bocado um murro no estômago, e muito centrado numa visão americana, mas facilmente fazes a transposição para os dias de hoje com os movimentos de emigração. Penso que foi adaptado ao cinema, mas nunca vi.

      Eliminar
  5. Que giro! Também gosto da colecção de "Uma Aventura". Mas o primeiro livro que li foi a da "Cidade"! Marcou a passagem da meninice para a "dezena" pois lembro-me da minha mãe dizer que "já era altura de ler outro tipo de livros". Ainda não acabei este desafio :s Estou mesmo preguiçoso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma Aventura na Cidade, que é o primeiro da coleção, também está no meu top Uma Aventura. Recordo-me de todos os livros, e em alguns é curioso como cheguei aos locais descritos (como no Cabo Espichel) e são exatamente como as autoras tinham descrito nos livros.

      Eliminar
    2. O meu primeiro foi uma aventura em evoramonte. É difícil escolher preferidos, mas talvez ua nas férias do Natal, na serra da estrela e na noite das bruxas...
      Temos de formar o clube dos gays da Boina, que gostam de uma aventura, dos maias e de coletes.. Lolololol

      Eliminar
    3. Evoramonte foi outra que quando cheguei ao castelo pensei "é tal e qual tinha imaginado".
      Quanto ao clube, força nisso. Desde que não meta referências comunistas nem bondage, eu alinho. ;)

      Eliminar
    4. Tu queixas-te, queixas-te, mas tanto quanto sei, dormes com um comunista todas as noites... LOL

      Eliminar
    5. É verdade, Horatius. E dormir é apenas uma pequena parte do que fazemos juntos, lol. :D Já agora, o teu rapaz também é do partido do velho?

      Eliminar
    6. Vota no arco da governação. Com especial incidência para o CDS (isto é, votou neles nas últimas legislativas, mas diz que já se arrependeu. Tomara... LOL)
      Mas não é filiado em nenhum...

      Eliminar
    7. Ahhh, não posso, tu andas na cama com um gajo que vota no CDS??? Já não há comunas como antigamente!!!

      Eliminar
    8. Nas autárquicas disse-me que ia votar na CDU, por exclusão de partes. Não conhecia o candidato, mas conhecia os outros todos e não gostava deles. No dia das eleições não saiu de casa, e não votou.

      Agora anda a dizer que vai votar na CDU para as Europeias. Eu já lhe disse que não acredito. Contudo, ele é um fã da Ilda Figueiredo, sendo inclusivamente amigo dela no FB...

      Eliminar