dois coelhos

Esta é a nossa história, dois rapazes destinados um para o outro, que se conheceram quando um tinha 20 anos e o outro 26.
Desde esse dia que a nossa vida mudou para sempre! E vocês são as nossas únicas testemunhas!

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Ciência Viva 2

Alguns dias depois de termos ido visitar o interior e ver o acender do Farol do Cabo da Roca fomos a outra atividade da Ciência Viva, esta mais por meu interesse: Central Termoeletrica do Ribatejo. Basicamente é aquela central (com aspeto de central nuclear) que se vê da A1, junto ao Carregado (terra tão feia, já agora...).

Desta vez a visita era de manhã, e a simpática relações públicas da EDP que nos recebeu ofereceu-nos um pequeno-almoço buffet tipo hotel, o que deu para contrariar a má disposição do P de ter de acordar cedo numa folga, conduzir até ao Carregado e ver uma coisa que não lhe interessava nada.

Para quem percebe alguma coisa de eletricidade, é uma central de produção de energia eletrica de ciclo combinado, a gás natural. Já tinha estado na Central do Pego, perto de Abrantes, que pode trabalhar a gás natural ou a carvão (evidentemente mais poluente).

Dois engenheiros reformados explicaram o funcionamento da central e da produção de energia eletrica, esclareceram dúvidas (a média de idades da assistência era na casa dos 30), e até disseram algumas curiosidades, como o facto de o plano inicial contemplar torres de arrefecimento (as grandes torres cónico/cilíndricas que chamam à atenção) maiores, mas que o projeto do ex-futuro aeroporto da Ota obrigou a reduzir a sua altura (60m) e a implementar ventoinhas gigantes para ter a mesma eficiência.

Depois lá fomos na visita guiada às instalações. Como a central é relativamente recente (2005) ainda está tudo com muito bom ar. Foi giro ver os monitores com a produção eletrica a nível nacional, barragens, parques eólicos, painéis solares, centrais termoelétricas e geotérmicas...







3 comentários:

  1. Muito interessante. Mas fizeste esta visita por curiosidade ou por razões que se ligam ao foro profissional?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Curiosidade apenas. A curiosidade é uma característica que assiste muito aos coelhos ;)

      Eliminar