dois coelhos

Esta é a nossa história, dois rapazes destinados um para o outro, que se conheceram quando um tinha 20 anos e o outro 26.
Desde esse dia que a nossa vida mudou para sempre! E vocês são as nossas únicas testemunhas!

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Viagens para gays VII

Depois de ter falado dos hotéis como forma de alojamento numa viagem baratinha, vou agora falar-vos dos hostels.
Os hostels funcionam, na prática, como hotéis, mas significativamente mais baratos se não se importarem de ceder um pouco em algumas coisas. Por exemplo, apesar de haver hostels com quartos com casa de banho privativa, a grande maioria oferecem quartos com várias tipologias (desde individuais a quartos tipo camarata, para várias pessoas) com uma casa de banho comum. Perde-se um bocado em privacidade, ganha-se em euros na carteira.
Já perdi a conta à quantidade de hostels onde fiquei na Europa e Ásia. Como em tudo na vida, há uns melhores e uns piores, e mais uma vez o truque é pesquisar, pesquisar e pesquisar.
Quando estava ainda no início dos 20's e gostava de arriscar, não costumava reservar alojamento antes de viajar. Por exemplo, da primeira vez que fui a Amsterdão, levei uma lista de hostels, já organizada por ordem de preferência, e quando entrei no primeiro da minha lista disse imediatamente 'aqui é que eu não fico', tão deplorável era.
Hoje em dia já não me meto nessas aventuras, prefiro reservar com antecedência. Normalmente uso o HostelWorld, e confio bastante nos comentários dos anteriores clientes. Não gosto muito do HostelBrookers, não sei porquê. Claro que depois de ter dois ou três hostels em mente convém dar uma olhadela a transportes e distâncias, se estão abertos à hora a que se chega ao destino (alguns têm hora-limite para o check-in), e, sobretudo, se têm cozinha de hospedes.
Este é, para mim, um dos maiores truques para se poupar em viagens. Um hostel com uma cozinha comunitária permite confecionar as próprias refeições, reduzindo os custos significativamente. Além disso, as cozinhas e salas de refeição são excelentes locais de interação para conhecer outros viajantes e fazer novos amigos. Combinam-se saídas à noite, trocam-se impressões sobre museus ou outros locais a visitar, avalia-se alojamentos e preços... acho que é mesmo isto que sinto falta num hotel convencional. Além disso há normalmente uma biblioteca com guias turisticos da cidade, computadores para aceder à net, wi-fi, sala de TV, sala de jogos com Wii ou PlayStation...
Não é preciso ser um grande chef para cozinhar um jantareco razoável ou fazer umas sandes para comer ao longo do dia. Mas, claro, não prescindam de comer fora pelo menos uma vez, afinal isso também faz parte da experiência de viajar.
Quando a diferença de preço não é muito significativa costumamos ficar em quarto duplo, geralmente sem casa de banho. Ou juntamos as camas ou dormimos os dois na cama de solteiro, que é o que fazemos aqui em casa (e por agora só temos uma, que eu ainda tenho um problema por resolver). Quando a diferença de preço é maior (mais do que 15€ por noite) dormimos em quartos múltiplos. São habitualmente beliches, em quartos de 4, 6 ou 8 pessoas. Normalmente há cacifos (levem um cadeado) para guardar as coisas de valor. Claro que não dá para dormirmos agarrados (pelo menos nunca experimentámos), mas nada que um duche juntinhos não 'alivie'. ;-)

Ainda no capítulo dos hostels, é com orgulho que vejo que Lisboa (e também o Porto) têm alguns dos melhores hostels do mundo, premiados com os Hoscars (os Oscars do sector). Alguém tem sabido aproveitar o nicho de mercado. Ainda bem! Vejam o vídeo da TVI24 para terem mais umas ideias.

As fotos deste post são todas dos hostels portugueses vencedores dos prémios.

14 comentários:

  1. Só nos meus primeiros tempos de viajante fiquei nas chamadas Pousadas da Juventude, principalmente na Holanda...
    Ainda não experimentei estes Hostels, mas o Déjan, quando vinha cá, via Colónia e tinha que pernoitar naquela cidade ficava sempre num que recomenda muito, mesmo ao pé da estação e da Catedral.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que é uma questão a considerar. Apesar de estarem mais conotados com os jovens, tenho-me cruzado com muitas pessoas acima dos 50/60 anos nos últimos anos. Mais importante do que ser jovem de corpo é ser jovem de mente, e nesse aspecto tu preenches o requisito. :-)

      Eliminar
  2. Os teus textos sobre viagens e afins são um verdadeiro bálsamo. :) Dás alguns conselhos bem úteis. Quando for o caso, ou seja, quando começar a aventurar-me por esse mundo fora (e vontade não me falta!), tomarei em consideração estas recomendações. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mark, não sei se hostels é bem a tua onda, imagino-te mais num 5 estrelas, mas se quiseres arriscar, és capaz de te divertir mais.

      Eliminar
  3. Muito interessante, gostei =) Obg pelas dicas Coelho =p

    ResponderEliminar
  4. Isto é mesmo uma reliquia a salvar. Ótimas informações.

    ResponderEliminar
  5. Excelente post. Nunca fiquei em nenhum hostel mas parece-me uma boa opção, bastante mais económica e a ideia da interacção nos espaços comuns agrada-me.
    Já tinha lido um artigo aquando da atribuição do prémios aos hostels portugueses. Nós também sabemos fazer coisas boas,o problema é que a maior parte das vezes não somos suficientemente exigentes e ficamos pelo 'deixa andar'.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em Portugal, que me lembre, só fiquei nas pousadas da juventude. O conceito é basicamente o mesmo, mas os hostels são geralmente dirigidos por privados. Vale a pena arriscar.

      Eliminar
  6. Viajar e viajar, não há nada melhor....
    Acho que to precisando atravessar o oceano e viver por esses lados de lá, pelo jeito só tem coisa boa....
    Abraços

    ResponderEliminar
  7. Confesso que dentro do género, apenas fiquei em pousadas da juventude: umas muito boas e outras muito más... Mas nunca é tarde para seguir a tua sugestão :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Backpacker, grande desilusão! Com esse nickname jamais me passou pela cabeça que nunca tivesses ficado num hostel!

      Eliminar
  8. Ahahah! Viajar é tão boom!
    Voltei de novo coelhinhos (diario de ninguem)! Voltem a acompanhar-me aqui:

    http://segunda-tentativa.blogspot.com/

    Abraços para os 2! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Max!!! Hooray!!! Que toquem as concertinas! Welcome back!

      Eliminar