dois coelhos

Esta é a nossa história, dois rapazes destinados um para o outro, que se conheceram quando um tinha 20 anos e o outro 26.
Desde esse dia que a nossa vida mudou para sempre! E vocês são as nossas únicas testemunhas!

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Vila Nova de Foz Côa

Cerca de duas semanas depois de regressarmos da nossa epopeia europeia, fizemos mais uma viagem, uma escapadela de 5 dias a Trás-os-Montes.


Aproveitando que as SCUTs ainda eram gratuitas, saímos de Lisboa e fizemos o percurso pela A1 até Torres Novas e A23 até à Guarda. Supostamente a partida era às 10h, mas a amplitude térmica entre a nossa cama e a temperatura exterior levaram-nos a um atraso de 4 horas! Mesmo assim, fomos bem a tempo de um jantareco simpático e baratinho no Restaurante Dallas (o far-west em Foz Côa!) e uma volta pelo centro da vila.


Ficámos na Pousada da Juventude de Vila Nova de Foz Côa (há que aproveitar, porque parece que a maioria das pousadas vai fechar ou ser privatizada...).A pousada não é muito boa, as camas são minúsculas e os quartos um bocado frios, por isso tivémos de fazer alguma fricção para aquecer... ;-)

Já tinha ido a Foz Côa há alguns anos atrás, quando andei a explorar esta zona do país. Nessa altura ainda não estava decidido o que fazer com a barragem, e muito menos estava projetado o Museu de Arte Rupestre (Museu do Côa).
O museu é giro, e fica muito bem enquadrado na paisagem. Tem réplicas das gravuras e meios audio-visuais que ajudam a perceber os Miguéis-Angelos do Paleolítico. Felizmente o acesso às gravuras só pode ser feito por visita guiada, infelizmente já não havia vagas...




10 comentários:

  1. já fui muito feliz em Foz Côa:-)É um local muito bom para um pic-nic. adoro as paisagens de lá. Ainda fiz a visita guiada que mencionaste, acredita que vale bem a pena, o passeio é muito bonito e as gravuras são bem dignas de registo.

    ResponderEliminar
  2. É só passeio :o. Isso sim é uma rica vida, fazem vocês muito bem. E não há nada como fricção para aquecer XD.

    ResponderEliminar
  3. Não conheço, infelizmente... :( Imagino... Deve ser interessantíssimo.
    Realmente, vocês não param. Estão mais para lebres. ;D

    ResponderEliminar
  4. Uma viajem sempre adiada...
    Será da próxima estadia do Déjan cá...

    ResponderEliminar
  5. 00.15 - Nós também fomos muito felizes lá, e noutros sítios ao longo do percurso que o decoro me impede de escrever aqui. As gravuras são giras, mas sem a ajuda de um especialista não são fáceis de interpretar. Quando lá tinha estado há uns anos atrás vi as gravuras originais, e na altura pensei (era mais novo...) que eu próprio faria desenhos melhores.

    Pinguim, sendo tu um homem do interior, não pensei que não conhecesses esta parte do país, muitas vezes relegada para segundo plano.

    ResponderEliminar
  6. Por acaso é local que não conheço embora tenha amigos que são de lá. Talvez visite em breve. Com o Theo no Verão também conhecemos duas pousadas da juventude. Uma em Aveiro e outra em Oeiras. Como era Verão não sentimos frio, as camas juntamos e de resto por aquele preço não podiamos pedir muito eheheh.
    Abraços

    ResponderEliminar
  7. Confesso que também não conheço Foz Côa... pela descrição vale a pena o passeio! :)

    ResponderEliminar
  8. Psi, nós temos passado por muitas pousadas da juventude, é uma forma económica de viajar e a qualidade é razoável para o preço, bem melhor que muitos hostels onde já dormi. A Pousada de Aveiro foi uma das piores onde ficámos, só mesmo ultrapassada pela de Braga. Quanto à de Oeiras, tal como as outras da região de Lisboa, não conhecemos, porque temos aqui a nossa toca. Mas já sabemos que não se deve ficar no parque de campismo.

    ResponderEliminar