dois coelhos

Esta é a nossa história, dois rapazes destinados um para o outro, que se conheceram quando um tinha 20 anos e o outro 26.
Desde esse dia que a nossa vida mudou para sempre! E vocês são as nossas únicas testemunhas!

terça-feira, 29 de março de 2011

Ponte de Lima -> Melgaço

Não sei qual é a política das pousadas da juventude quanto à abertura de novos estabelecimentos, mas numa área relativamente pequena conseguem-se encontrar uma série delas. Não é que Ponte de Lima não seja uma bonita vila (a vila mais antiga de Portugal, segundo anunciam), mas cheira-me que a pousada foi mais uma obstinação autárquica. De qualquer forma, a pousada é muito boa (para ajudar a esquecer o pesadelo da de Braga) e os quartos têm todos vista. Não fica bem no centro (+/- 2 kms) mas de carro faz-se bem.

O P adorou Ponte de Lima. Tirámos imensas fotos, tanto no centro histórico como junto ao rio. Só foi pena que o tempo não estivesse um bocadinho melhor.

Dali seguimos para Ponte da Barca. Não é tão giro como Ponte de Lima, mas como fica em caminho merece uma paragem. Almoçámos por lá (é impressionante como se come bem e barato no norte). Reza uma história (entre outras) que Fernão de Magalhães era natural de lá.

Depois do almoço fomos para Arcos de Valdevez. Primeira paragem, posto de turismo, com duas senhoras surpreendidas de haver turistas nesta altura do ano e com o tempo a pôr-se chuvoso. Arranjaram-nos um mapa, e após algumas indicações surpreendem-me com "Querem saber onde fica a mercearia da Maria Rita?" WTF (não disse, mas pensei). "A mercearia da Maria Rita, da telenovela Deixa que te Leve, da TVI." OMG... Não sei o que foi pior, se a senhora a falar da Maria Rita ou se o P a conhecer a telenovela e interessadíssimo. Só costumo sentir estes arrepios quando falamos da Eurovisão (este há-de ser um post futuro). 

Por lá andámos, explorámos as o centro da vila, igrejas, praças, o relógio de água e, claro, a dita mercearia. O meu coelhito ficou encantado, e quando ele fica encantado eu fico também...

O próximo destino era Melgaço, mas a pedido de muitas famílias fizemos uma paragem em Monção, porque um dos sonhos do P era ir à terra de Deu-La-Deu e eu existo para tornar os sonhos dele em realidade. A paragem em Monção foi curta, deu para tirar algumas fotos, percorrer a muralha, a Praça de Deu-la-deu e o edifício da antiga estação. Aqui pude rever um poema que não lia há mais de 10 anos...
Vendo-os assim tão pertinho,
A Galiza e mail’o Minho,
São como dois namorados
Que o rio traz separados
Quase desde o nascimento.
Deixai-os, pois, namorar,
Já que os pais para casar
Lhes não dão consentimento.

7 comentários:

  1. De Arcos até Monção valia a pena ir pela serra da Peneda, visitar o Santuário da Senhora da Peneda, que é impressionante e depois descer até Monção.
    Nada melhor do que fazer esse giro com um "guia" conhecedor.

    ResponderEliminar
  2. Tmabém gostei muito de POnte de Lima. De Braga também.

    ResponderEliminar
  3. Lá está o Pinguim a fazer-se de convidado :D
    Ponte de Lima é linda. Espero que tenham explorado também a natureza e as aldeias dos arredores. Imperdível.

    ResponderEliminar
  4. Na verdade, não conheço nenhum dos sítios deste post, ainda! Conheço pouco dessa zona!
    Mas também eu conheço essa mercearia dessa novela! Dei por mim a ver alguns episódios tão só porque tinha um personagem do mais hilariante que apareceu por aí, o “Manel”! Que grandes gargalhadas que o personagem me fez dar! Por isso P, não estás sozinho.
    Ah, e este texto está tão romântico em algumas passagens! Veia poética ou o amor, muito bem! :)

    Abraço,
    Ikki

    ResponderEliminar
  5. Amigo Speedy
    não entendeste o que eu quis dizer.
    Apenas referia que tive um guia conhecedor quando visitei esses sítios e não assumir-me como tal...
    Foi o João Pedro, em casa de quem ficámos em Braga e que conhece todos os "cantinhos" do Minho.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  6. Pinguim, quando li o teu comentário sobre o santuário da Senhora da Peneda pensei "lol, não perdes pela demora...". Eu nunca tinha ouvido falar nele, ao menos por uma coisa ainda bem que há telenovelas.

    ResponderEliminar