Hoje celebra-se mais uma vez o Dia Mundial de Luta Contra a Sida.
Não vou entrar aqui em grandes detalhes ou reflexões sobre a doença, sobre como se está a tornar cada vez mais crónica ou o alastramento crítico nos países africanos. Vou dizer simplesmente que cada um de nós, gay ou não, é um agente de sensibilização. Cada um de nós, que nos consideramos pessoas inteligentes e racionais, temos a responsabilidade de alertar e tomar as devidas precauções para salvaguardar a nossa saúde e a dos outros.
O teste ao VIH é gratuito e anónimo, demora 30 minutos! Qual é a desculpa?
acho que uma das maiores desculpas será o medo...o medo do resultado... mas concordo plenamente, cada um de nós é um agente de sensibilização, e deve por isso partir a prevenção de dentro de cada um.
ResponderEliminarAqui no CAD do Porto o teste não demora nem 10 minutos.
ResponderEliminarUma doença devastadora que matou milhões nos anos 80 e 90 do século passado. Infelizmente, continua a ceifar muitas vidas nos países em que a prevenção e os anti-retrovirais são uma realidade difícil e escassa. :( Contudo, há avanços: progressivamente, a SIDA tornou-se uma doença crónica (pelo menos nos países ditos "desenvolvidos").
ResponderEliminarO preconceito associado à doença também não ajuda. Ainda há um estigma social. Lutemos contra a SIDA e o preconceito.
Só posso dizer "Estupidez" pensarem que é uma doença crónica e que não mata...
ResponderEliminarExistem retrovirais, e as dores de cabeça, as insónias, o desgaste fisico e mental?????
Não mata, mas mói muito...
Estupidez de fazerem sexo com o namorado e irem procurar parceiros fora da relação. Se querem brincar à roleta russa, que o façam. Não estragem a vida à pessoa que dorme ao seu lado todas as noites...
Estupidez de pensamento "eu apanhei, agora vou espalhar por aí, até não poder mais..."
Em Espanha os preservativos são pagos, em Portugal são dados. Há mais seropositivos em Portugal...
Enfim, desculpa o meu desabafo...
Abraço
Uma das coisas que mais assusta, ainda é o preconceito.
ResponderEliminarhttp://www.youtube.com/watch?v=S3HX4l8u2hI
ResponderEliminar