dois coelhos

Esta é a nossa história, dois rapazes destinados um para o outro, que se conheceram quando um tinha 20 anos e o outro 26.
Desde esse dia que a nossa vida mudou para sempre! E vocês são as nossas únicas testemunhas!

quarta-feira, 30 de março de 2011

Melgaço -> Vilarinho das Furnas -> Lx


A pousada de Melgaço fica fora da vila, no meio de um parque desportivo, cheio de espaços verdes. É recente e com boas instalações. A rececionista inicialmente não pareceu muito acessível, mas acabou por revelar-se muito simpática e prestável. Indicou-nos um restaurante excelente, o Cantinho do Adro (estava cheio), onde comemos fantasticamente e por uma ninharia, e no final o dono ainda nos veio agradecer e oferecer canetas e isqueiros. Teremos assim tanto ar de turistas???


O mercado imobiliário está mesmo mau...
Saímos de lá um bocado alegres (acho que nunca vos disse, mas Alvarinho está no meu top), por isso andámos um bocado pela vila a pé à noite. Surpreendentemente não estava muito frio, e o cheiro a terra molhada (choveu durante a tarde) convidava mesmo a um passeio. E ainda deu para uma consulta rápida das notícias, graças ao wireless gratuito que a câmara disponibiliza no centro da vila.
Esta é dedicada ao Edu...

No dia seguinte fomos ao castelo e à torre de menagem, o centro histórico e as ruínas arqueológicas. Depois foi a vez do P agarrar no gps e escolher onde queria ir... e lá fomos nós para uma terrinha onde Judas perdeu as botas (já agora, vejam isto), chamada Cevide, a localidade mais setentrional (ou seja, mais a norte) de Portugal. Para chegarmos efetivamente ao ponto mais a norte ainda tivemos de deixar o bunnycar encostado e fazer um corta-mato até à margem do rio Minho. É apenas uma curiosidade geográfica, porque não há nada para ver ou fazer por ali. Dali fomos ao Santuário de Nossa Senhora da Peneda, que (arrepios) também aparecia na telenovela "Deixa que te Leve".
Quis o gps que o caminho para Vilarinho das Furnas passasse pelo lado espanhol do Gerês, e passássemos na Portela do Homem, de onde tenho boas memórias da cascata do Rio Homem. Não sei se foi do tempo, apenas impressão ou confabulação do passar do anos, mas fiquei um bocado desiludido. Tinha posto algumas expectativas em mostrar o Gerês ao P mas acho que ele não ficou muito deslumbrado. Tentei animá-lo, mas o milestone foi mesmo o bunnycar ter feito 1000 kms!

Quando chegámos às Caldas do Gerês já era de noite, e o caminho para Vilarinho das Furnas era verdadeiramente miserável, uma estrada cheia de buracos e curvas montanha acima, ainda por cima com nevoeiro, fiquei cá com uma dor de cabeça...

Em Vilarinho das Furnas optámos por jantar na pousada para poupar uns trocos. A pousada é muito boa. No rés-do-chão há uma sala de jogos, um barzinho e uma lareira, acesa, a pedir um chocolate quente.
Os quartos eram bons, mas mesmo boas eram as casas de banho, com um design moderno, um chuveiro grande onde cabiam bem dois coelhos... ;-)

No dia seguinte demos umas voltas pelo Gerês, tanto a pé como de carro, com passagem pela Geira Romana (quem gosta de trekking é impossível não conhecer), e fomos ainda a Terras de Bouro. Na volta passámos novamente por Braga (tinha-me falhado ir ao estádio, e o P compreende essas necessidades) e parámos para jantar na Mealhada (ele não gosta muito de leitão, mas desta vez não teve opção), com ida ao Luso encher a garrafa com água de qualidade.

Agora é só pensar na próxima...

terça-feira, 29 de março de 2011

Ponte de Lima -> Melgaço

Não sei qual é a política das pousadas da juventude quanto à abertura de novos estabelecimentos, mas numa área relativamente pequena conseguem-se encontrar uma série delas. Não é que Ponte de Lima não seja uma bonita vila (a vila mais antiga de Portugal, segundo anunciam), mas cheira-me que a pousada foi mais uma obstinação autárquica. De qualquer forma, a pousada é muito boa (para ajudar a esquecer o pesadelo da de Braga) e os quartos têm todos vista. Não fica bem no centro (+/- 2 kms) mas de carro faz-se bem.

O P adorou Ponte de Lima. Tirámos imensas fotos, tanto no centro histórico como junto ao rio. Só foi pena que o tempo não estivesse um bocadinho melhor.

Dali seguimos para Ponte da Barca. Não é tão giro como Ponte de Lima, mas como fica em caminho merece uma paragem. Almoçámos por lá (é impressionante como se come bem e barato no norte). Reza uma história (entre outras) que Fernão de Magalhães era natural de lá.

Depois do almoço fomos para Arcos de Valdevez. Primeira paragem, posto de turismo, com duas senhoras surpreendidas de haver turistas nesta altura do ano e com o tempo a pôr-se chuvoso. Arranjaram-nos um mapa, e após algumas indicações surpreendem-me com "Querem saber onde fica a mercearia da Maria Rita?" WTF (não disse, mas pensei). "A mercearia da Maria Rita, da telenovela Deixa que te Leve, da TVI." OMG... Não sei o que foi pior, se a senhora a falar da Maria Rita ou se o P a conhecer a telenovela e interessadíssimo. Só costumo sentir estes arrepios quando falamos da Eurovisão (este há-de ser um post futuro). 

Por lá andámos, explorámos as o centro da vila, igrejas, praças, o relógio de água e, claro, a dita mercearia. O meu coelhito ficou encantado, e quando ele fica encantado eu fico também...

O próximo destino era Melgaço, mas a pedido de muitas famílias fizemos uma paragem em Monção, porque um dos sonhos do P era ir à terra de Deu-La-Deu e eu existo para tornar os sonhos dele em realidade. A paragem em Monção foi curta, deu para tirar algumas fotos, percorrer a muralha, a Praça de Deu-la-deu e o edifício da antiga estação. Aqui pude rever um poema que não lia há mais de 10 anos...
Vendo-os assim tão pertinho,
A Galiza e mail’o Minho,
São como dois namorados
Que o rio traz separados
Quase desde o nascimento.
Deixai-os, pois, namorar,
Já que os pais para casar
Lhes não dão consentimento.

segunda-feira, 28 de março de 2011

Braga

Continuando a nossa saga pelo Minho, a segunda noite foi em Braga. Querem um conselho de amigo? Evitem a pousada de Braga. O quarto que nos calhou era deplorável, e não sei há quanto tempo não via limpeza. O que sei é que na mesa de cabeceira havia uma capa de um preservativo...

 No dia seguinte começámos por fazer o percurso dos santuários (Sameiro e Bom Jesus, este com funicular incluído) e deixámos o centro da cidade para a parte da tarde. Ainda antes do almoço lembrei-me que o mercado de Barcelos calhava nesse mesmo dia (as coisas que me lembro...) e, como o P não conhecia, demos lá um salto. Já não ía a Barcelos há muitos anos, e claro que não me lembrava onde era o mercado, por isso tivemos de parar para perguntar. E foi aqui que se deu o primeiro 'filme'... picture this:
  
Encosto junto a uma rotunda e pergunto a uma senhora (de meia-idade) que ia a passar do lado do P: "
-- Desculpe, sabe-me dizer onde é o mercado?
Senhora, com um sotaque carregadíssimo:
-- O mercado? É fácil, o bocê dá a bolta a esta rotunda e depois bai pela rua abaixo e bira à direita, que começa logo a ber...
Entretanto o P, que já estava em esforço, começa mesmo a rir. A senhora olha para mim, olha para ele, olha para mim novamente e diz
-- Oh, bocês estão é a gozar comigo.
Foi-se embora a falar sozinha, o P ria-se a bandeiras despregadas e eu só dizia "tirem-me deste filme!"

No mercado, como não podia deixar de ser, comprámos alguns galos de Barcelos.


De volta a Braga, tinha mostrado uma sugestão de roteiro meio louca que tirei daqui, e o P gostou tanto que resolveu segui-la à risca. Foi uma correria, no final já me doíam os pés mas o P parece que estava ligado à corrente!

Destaco, para além da óbvia Sé, já a preparar a semana santa,  a Casa-Museu Biscaínho, com uma visita guiada fantástica, óptima para conhecer as casas senhoriais do Minho. Depois ainda houve correiria até ao Museu de Arqueologia, mas já estava em cima da hora do fecho. Pormenor curioso, a funcionária do museu disse que se tivéssemos chegado 8 minutos mais cedo (nem 5 nem 10) nos teria deixado entrar.

Next stop, Ponte de Lima!

domingo, 27 de março de 2011

Bunnies in!

Apesar de já não pormos as patas cá há quase duas semanas, infelizmente a nossa viagem não durou tanto tempo. A última semana foi stressante no trabalho para ambos, como são sempre depois de uns dias fora. Por outro lado, há as idas às respetivas terrinhas, muita preguiça...

Olho para o reader e sinto náuseas. São quase 1000 posts para ler... será que eu nunca consigo ter isto em dia? É que no final deste mês vai haver mais uns dias fora de Lisboa, e em maio, queira Deus, Alá ou whatever, vamos para uma zona de guerra. Mas cada coisa a seu tempo (já diria a avó do Francisco).

Começámos a viagem por Guimarães. Como saímos de Lisboa a uma hora muito razoável (23h15) tive de avisar na pousada que íamos chegar lá para as 3, que foi o que aconteceu. A pousada de Guimarães é fantástica, ocupa uma antiga casa senhorial, naturalmente adaptada. O segurança até nos carregou as malas... :-)

No dia seguinte começámos por visitar o Santuário da Penha, o Paço dos Duques, Castelo, Praça da Oliveira (lembram-se deste anúncio?), rua acima e rua abaixo, e fomos ainda ao Museu de Alberto Sampaio, onde os seguranças nos acompanharam ao longo de todo o percurso, quase que parecia uma loja chinesa onde há sempre uma chinesa atrás de ti!


De Guimarães não há fotos porque o meu bunny, que me ofereceu uma máquina fotográfica logo no primeiro dia da nossa viagem, a apagar algumas fotos conseguiu eliminar a pasta toda. Lá se foram as fotografias na estátua de D. Afonso Henriques...

quinta-feira, 10 de março de 2011

Bunnies out!


Finalmente vai começar a primeira trip do ano. Já não era sem tempo. Já passaram 70 dias desde que começou o ano e ainda não saí de Lisboa, excetuando uma ou outra ida à terrinha, inclusivamente com o meu bunny.

Esta primeira viagem tem o propósito de mostrar uma das regiões mais giras de Portugal ao P. De uma forma geral conheço bem o país, à exceção do Alentejo (I'm sorry Mike!). Por isso, agora que temos bunnycar novo (que o mais velho já não está para estas aventuras) vamos dar uma voltinha ao Minho. Serão 6 dias, com o alto patrocínio das pousadas da juventude. Por isso, se vivem no norte e virem passar um carro rosa-choque com um coelho tresloucado ao volante e outro ao lado em pânico não se esqueçam de dizer olá!

quarta-feira, 9 de março de 2011

Adivinha a música 2

Ainda dentro do espirito do post anterior, o que é que vos vem à cabeça com esta imagem?


If I were a rich man...

terça-feira, 8 de março de 2011

Adivinha a música

Um dos nossos passatempos preferidos em crianças era jogar jogos de tabuleiro. Aliás, tudo o que é quiz deixa-me logo de orelhas no ar. Trivial Pursuit, Pictionary, Risco... you name it. Quem sabe do que estou a falar conhece certamente o Party & Co., que não é mais do que uma junção de 5 jogos deste género. Um desses jogos inspirou um concurso...

sábado, 5 de março de 2011

Guess what...

O novo bunnycar finalmente chegou. Em princípio na próxima semana já vai haver Volta a Portugal em bunnycar. 


@ Psi, esta foi a foto possível. Não ligues muito ao meu ar de pânico... ;-)

terça-feira, 1 de março de 2011

BTL

No Domingo fui à BTL, que para quem não sabe é a Bolsa de Turismo de Lisboa, ou, na pratica, uma feira de viagens e tudo o que tem a ver com o turismo. Éramos para ter ido os dois, mas o P não conseguiu chegar em tempo útil. Gosto mais de ir nos dias só para profissionais, mas este ano não deu. De qualquer forma, achei a feira mais fraca dos últimos anos. Para além de Portugal, Espanha e Brasil não havia mais nada de especial. Islândia, Europa Central, Argentina, Chile... zero! Até mesmo a Tailândia, que era o país convidado, estava pauperrimamente representada. Mas havia um país que, a contrariar a tendência de crise e instabilidade política e social, apostou bastante em divulgação... 



Pode ser que surta efeito...

Adenda: o novo bunnycar chega esta semana!